sexta-feira, 20 de dezembro de 2013
Tudo é carma e obsessão: que gaiola!
A didática da ameaça pela culpa e pelo medo, conquanto já tenha provado historicamente sua ação nociva, ainda continua fazendo parte de muitos centros espíritas.
São muitas as pessoas que escutam frases desse teor: "esse seu comportamento acontece por conta da influência negativa dos espíritos", "você está ao lado dessa pessoa difícil por carma de outras vidas, suporte até o fim", "você fez essa coisa errada porque está em obsessão", "essa doença te persegue por que você fez muito mal a alguém em outra encarnação", enfim...
Frases sem amorosidade, antifraternas, sem nenhuma proposta educativa e totalmente avessas a qualquer orientação sadia e terapêutica. Frases que podem, inclusive, incentivar a omissão, a submissão, a irresponsabilidade da conivência e até alguma tragédia. E por que essas orientações continuam? Por orgulho. Orgulho de achar que com princípios espíritas pode-se explicar tudo. Orgulho de supor que tudo na vida só pode ser explicado com carma e obsessão.
Quando não se tem respostas mais lúcidas para os dramas e dores humanos, muitos espíritas atolam nesse fanatismo.
Com essa atitude orgulhosa e ultrapassada o centro espírita que assim procede está perdendo o "bonde da história" e candidatando-se a assumir a feição de organização fanática e anticientífica. Existe um leque de sabedoria e respostas para as necessidades humanas além de obsessão e carma. É duro e lamentável dizer: tem muito centro espírita fazendo um enorme mal a muitas pessoas.
Desculpem por terminar de forma tão pouco amorosa esse post, mas alguém tem que dizer isso com todas as letras. Se não servir para os dirigentes e quem orienta o povo dentro do Espiritismo, que sirva para o povo a fim de que saibam que em muitos lugares ditos sagrados existe a presença da má palavra e do fanatismo envernizado.
Que fique claro. O que eu disse aqui não serve para todos os centros espíritas. Apenas para alguns.
Quando se fica preso a uma concepção de vida é como se aprisionar em uma gaiola. E quem se prende em uma gaiola vai achar que voar é coisa de louco.
Wanderley de Oliveira - Facebook
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário